segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Nosso Bairro - Trabalho em progresso



Passaram-se duas semanas desde a última entrada. Estas foram as últimas aulas (para já), dedicadas à reportagem. Foi com muito prazer que verificámos que a qualidade das fotografias da reportagem O Nosso Bairro tem vindo a melhorar, especialmente com o crescimento do nosso grupo de trabalho, com mais uma participante muito interessada e talentosa. Para nos inspirarmos, desta vez a escolha recaiu sobre reportagens de três fotógrafos portugueses - Miguel Manso, com a reportagem A Cova do Vapor não é um bairro de lata, é um tesouro fantástico e o trabalho Do Bairro para a Cidade dos fotógrafos Nelson Garrido e Paulo Pimenta.
Aqui fica o trabalho em progresso da reportagem O Nosso Bairro, a ser complementado ainda com algumas fotografias feitas fora do contexto das aulas.
Tivemos ainda o prazer de receber o João, a Inês e a Cris, do projeto Transformers, que vieram trocar experiências com os nossos Relâmpagos - trouxeram dança, boas conversas e boa disposição e partiram com um pouquinho de Mira-Sintra e dos Relâmpagos no coração. A entrada com as fotografias e impressões trocadas neste dia, estarão a cargo dos três Transformers que nos visitaram, e será publicada brevemente.
Boa semana a todos,
Sílvia e Domingos

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O Nosso Bairro - O começo de uma reportagem




Antes de mais nada, e em nome do coletivo Relâmpago 6, gostaríamos de desejar a todos um feliz ano de 2012. De facto, a última entrada deste blogue foi feita ainda no ano passado, e já está na hora de mostrar as novidades. No último post, mostrámos que aprendemos o que é, como se faz, e para que serve uma reportagem, com o objetivo de preparar os nossos t-boys para alguns trabalhos que teriam de desenvolver de forma independente, nas férias de Natal. No início de 2012, lançámos o desafio de começar um trabalho progressivo sobre O Nosso Bairro, despertando a atenção dos nossos repórteres para as cores, os cheiros, os sons, e toda a diversidade que os rodeia. Para nos inspirarmos, visualizámos e discutimos os trabalhos Violet Isle, de Alex Webb e Rebecca Norris Webb, e Neighbourhood, do fotógrafo australiano Tom Williams. Depois, foi só por os pés e os olhos ao caminho!
Deixem-se levar pelos primeiros passos destes mini-fotógrafos, e descubram as pequenas maravilhas que se podem encontrar em Mira Sintra.
Boa semana a todos,
Sílvia e Domingos